Resumo
Objetivo: A ação consiste em auxiliar pessoas comuns (sejam empresários ou não) a resolver problemas utilizando programação em linguagem Python. Haverá quatro encontros presenciais para acompanhamento das atividades (comparecendo obrigatoriamente em pelo menos três deles).
Vagas: 12.
Critérios para participação: já ter cursado e ter sido aprovado em Fundamentos da Programação.
É proibido usar inteligência artificial em qualquer etapa do projeto (questionários, desenvolvimento de códigos em Python ou geração dos relatórios). Se a utilização de inteligência artificial for detectada, o aluno não receberá os pontos ou a carga horária e será desligado do projeto.
Atividades
Ensino (50 pontos ou 30h): responder a questionários envolvendo o conteúdo de programação via Google Forms, devendo obter média acima de 70.
Extensão (75 pontos ou 50h): resolver algum problema real de pessoas comuns (empresários ou não) com programação em Python, apresentar os códigos e produzir um relatório com as atividades realizadas. Para participar da etapa de extensão é necessário ter concluído a etapa de ensino com nota acima de 70.
Obs.: Os alunos podem participar das duas atividades (ensino e extensão) ou apenas da atividade de ensino (e receber os pontos caso obtenha nota maior do que 70 nos questionários). Quem optar por participar apenas da atividade de ensino também já deve ter sido aprovado na disciplina Fundamentos da Programação.
Seleção dos discentes para a atividade de extensão
Vagas: 12 discentes, podendo trabalhar em duplas se quiserem.
Inscrições: de 24/02/25 a 07/03/25 (via Google Forms preenchendo nome, número de matrícula, e-mail institucional, nota em Fundamentos da Programação e período em que cursou a disciplina).
Etapas de seleção (10/03/25 a 23/03/25):
1 Etapa eliminatória: ter sido aprovado na disciplina de Fundamentos da Programação - ou disciplina equivalente - em qualquer semestre anterior;
2 Etapa eliminatória: resolver os questionários propostos (que valerão pontos de ensino e serão utilizados como etapa eliminatória para o projeto de extensão) e ter nota superior a 70 neles;
3 Etapa classificatória: nota obtida na disciplina de Fundamentos da Programação. Critério de desempate: nota nos questionários.
Encontros presenciais
É necessário participar de pelo menos 3 (três) dos 4 (quatro) encontros presenciais.
Encontro 1 (25/03/25, terça-feira, das 18 às 19h): Encontro presencial com os alunos que foram selecionados para conversar sobre a etapa de ensino e iniciar a atividade de extensão (definição de possíveis duplas, explicações e dúvidas sobre o andamento do projeto).
Encontro 2 (22/04/25, terça-feira, das 18 às 19h): Os discentes vão apresentar as ideias que tiveram, quais serão as pessoas atendidas e tirar dúvidas.
Encontro 3 (27/05/25, terça-feira, das 18 às 19h): Os discentes vão apresentar o andamento das atividades com os códigos já desenvolvidos até o momento.
Encontro 4 (01/07/25, terça-feira, das 18 às 19h): Apresentações das atividades realizadas, códigos desenvolvidos e resultados alcançados.
Dúvidas também podem ser tiradas por e-mail com a coordenadora: patricia.ramos@unifal-mg.edu.br